Ensino Integral - Colégio CEMP Ensino Integral - Colégio CEMP

Ensino Integral

Home / Ensino Integral

A importância do Ensino Integral

Segundo o Portal do Ministério da Educação, “a Educação integral representa a opção por um projeto educativo integrado, em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes. Um projeto em que crianças, adolescentes e jovens são vistos como cidadãos de direitos em todas as suas dimensões.

Não se trata apenas de seu desenvolvimento intelectual, mas também do físico, do cuidado com sua saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrute e produza arte, conheça e valorize sua história e seu patrimônio cultural, tenha uma atitude responsável diante da natureza, aprenda a respeitar os direitos humanos e os das crianças e adolescentes, seja um cidadão criativo, empreendedor e participante, consciente de suas responsabilidades e direitos, capaz de ajudar o país e a humanidade a se tornarem cada vez mais justos e solidários, a respeitar as diferenças e a promover a convivência pacífica e fraterna entre todos.”

A nossa concepção de Integral

1 – Módulos

Nossos horários especiais são divididos em três módulos: Integral, Semi-Integral e Extensivo. Oferecemos o Ensino Integral, Semi-Integral e Extensivo para crianças entre o Maternal II e 1º ano do Ensino Fundamental.

1.1 – Integral – das 8h às 18h e 45min

1.2 – Semi-Integral – das 10h às 18h e 45 min

1.3 – Extensivo – das 13h às 18h e 45min

2 – Alimentação

Nos módulos Integral e Semi-Integral oferecemos três refeições: Colação, Almoço e Lanche da Tarde. Já no horário Extensivo é servido o Lanche da Tarde. Nosso cardápio é dinâmico e de acordo com as legislações vigentes, buscando sempre o equilíbrio e a conscientização da importância de uma alimentação saudável. O cardápio é assinado por uma nutricionista profissional e estará sempre à disposição dos responsáveis.

3 – As atividades: Pedagógicas, Especializadas e Extracurriculares.

As atividades do Ensino Integral são dividas em três para atender a todas necessidades de um horário prolongado na Instituição.

3.1 – Atividades Pedagógicas: são todas as atividades voltadas para o conteúdo que está sendo trabalhado durante a escolaridade regular. Geralmente são atividades propostas e executadas dentro de sala de aula. Exemplo: correção de dever de casa; trabalhos de coordenação motora, etc.

3.2 – Atividades Especializadas: são as atividades que já estão contidas na escolaridade regular, mas que também estarão presentes na grade do Integral e Semi-Integral. Exemplo: Aula de Música, Informática, Educação Ambiental, Sala do Conto, Psicomotricidade, Projeto Lego.

3.3 – Atividades Extracurriculares: são as atividades que não estão contidas na grade da escolaridade regular, mas que serão oferecidas das 17h45m às 18h45m. Exemplo: Capoeira, Yoga, Futsal e Cinemateca e Expressão Corporal.

Espelho D'Água

Educação Alimentar