Ensino Médio - Colégio CEMP Ensino Médio - Colégio CEMP

Home / Ensino Médio

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina quatro finalidades que se referem aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais para o Ensino Médio. São elas: o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas fases escolares anteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando; e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.

Para cumprir esse objetivo, o CEMP possui um prédio anexo exclusivo para os alunos do Ensino Médio, com amplas salas de aulas equipadas com recursos tecnológicos.

O Centro Educacional Marapendi também idealizou uma carga horária diferenciada para atender aos objetivos dos alunos e responsáveis que confiaram na instituição nesse tão decisivo momento da vida escolar. Para isso, organizou sua matriz curricular para trabalhar em dois anos todo o conteúdo do Ensino Médio.

Entre o 1º e 2º anos, além da carga horária de todas as manhãs, os alunos ficam na escola em regime integral durante dois dias por semana. No 3º ano, ficam quatro dias em regime integral e são realizados simulados aos finais de semana.

Graças a essa metodologia, o CEMP tem obtido destacadas posições em resultados de vestibulares e no ENEM, onde se sagrou por diversas vezes como a melhor escola do Recreio dos Bandeirantes.

Metodologia

As aulas do Ensino Médio no CEMP são pensadas de maneira interdisciplinar, levando em consideração as demandas da contemporaneidade determinadas pelas novas diretrizes educacionais, em especial a BNCC.

Além disso, o CEMP busca a contextualização do conteúdo buscando a motivação do estudante, ou seja, fazendo com que ele entenda o sentido daquilo que se aprende e fomentando um campo aberto para investigação e intervenção.

No 3º ano do Ensino Médio, o currículo também passa por uma organização de projetos, entre os quais o Projeto UERJ e o Projeto ENEM, que se destinam a revisar os conteúdos dos dois primeiros anos.

O Ensino Médio também conta com atividades extracurriculares que se somam e complementam a ênfase no vestibular e preparam o aluno para enfrentar novas fases da vida. Entre elas, destacam-se as aulas de Atualidades, Teatro (dois em dois anos) e Empreendedorismo e Inovação.

Idades

Para o ingresso no Ensino Médio do CEMP, os alunos precisam ser nascidos nos períodos de tempo compreendidos pelos seguintes anos:

1º ano – Nascidos entre 2007 e 2008;

2º ano – Nascidos entre 2006 e 2007;

3º ano – Nascidos entre 2005 e 2006.

Aula de Ioga

Quadra Poliesportiva

Peça de Teatro - 2018

Passeios Pedagógicos - Petrópolis 2019

Intervalo

Rua Guilherme Baptista, 239
Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro RJ, 22790-160.
Telefone: (21) 2437-9101, 2437-9829, 2437-9830 e 96491-7578.

ENTRE EM CONTATO